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O aplicativo InfoISIS InfoEMP permite as seguintes soluções técnicas no âmbito de empréstimos:
1.1.Empréstimos
a)Criação de empréstimos relacionais diversos, combinando tipos de materiais (livros, normas, apostilas, fitas, etc), com formas de empréstimos (normal, noturno, férias, fim-de-semana), unidades (Bib Central, Bib Setorial) com tipos de usuários, permitindo assim um combinação numerosa de empréstimos ex: normal, de livros e apostilas, para alunos da faculdade central - segundo a necessidades de seu acervo e melhor atendimento ao público alvo; b)Permite a gestão direta de empréstimos por data determinada como o empréstimo de férias ou por cálculo diário, combinando um calendário interno atualizado pela Biblioteca; c)Suporte à leitora de código de barras, tanto na identificação do usuário como de material, agilizando o processo;
1.2.Devoluções / Reservas
a)Controle direto de devoluções, por tipo e identificação de material; b)Controle de reservas e criação de listas de espera, segundo ordem de reserva e cancelamento automático de espera vencida; c)Cria controle de caixa de multas recebidas por estação, por operador, diária ou geral; d)Travamento de usuários em débito com materiais, com multas pendentes, etc; e)Lista de usuários pendentes; f)Mala direta com processadores de texto que suportam banco de dados externo como o MS-Word da MicroSoft onde permite a criação de cartas, etiquetas e listagens personalizadas de usuários em débitos.
1.3.Cadastro de Materiais
a)Qualquer tipo de material pode ser cadastrado no sistema para empréstimo, sendo especificado pelo usuário a relação de material, por exemplo empréstimo de materiais especiais; b)O banco de dados será originário de Bases de Dados CDS/ISIS, com reaproveitamento total de registros e atualização semi-automática (indicada pelo operador no sistema);
1.4.Cadastro de usuários
a) O cadastro de usuários pode vir de um banco de dados externo, visando integrar com outros sistemas; , criando um elo de manipulação de dados entre setores exemplo: usuário não retira livro da biblioteca se estiver em pendências com a secretaria e vice-versa; b)Ainda no cadastro automático, ao se inserir um usuário no sistema externo este é automaticamente inserido no controle da biblioteca. c)Se a organização não utilizar este conceito (itens a e b acima), todo o cadastro pode ser realizado dentro do sistema, sem necessidades de módulos externos; d)Outros tipos de usuários podem ser cadastrados independentemente no sistema, sem conflito com outras operações; e)Limite de empréstimos e reservas de usuários por tipo de operação e limite pessoal;
1.5.Estatísticas
a) Criação de estatísticas dentro de cada classe de dados, por tipo de usuário, por tipo de material, estatísticas diárias, mensais, etc; b)Estatística por classificação de material, auxiliando a biblioteca no crescimento do acervo “on-demand” e atendendo às exigências externas à organização/biblioteca (como o MEC e/ou áreas/órgãos de acompanhamento educacional); c)Além disso, um adendo especial ao programa permite a criação de gráficos diretamente do aplicativo representando a informação de forma muito mais intuitiva e agradável. d)Método de armazenamento duplo de informação de estatística e histórica de operações/multas, permitindo manter as informações por um período maior, a fim de análise e acompanhamento a médio e longo prazo, cita-se, estatísticas anuais de utilização e movimentação;
1.6.Relatórios
a)Além de todos os relatórios estatísticos e de usuários outros podem ser gerados: lista de espera, títulos mais emprestados, usuários com pendências, multas recebidas, materiais em empréstimos, etc.
1.7.Utilidades
a)Controla empréstimos e materiais por unidades, podendo, em ambiente de rede, criar vínculos únicos ou múltiplos entre usuários e acervos; b)Todo o controle de acesso do programa e atividades do sistema é por senha e criado por grupos, gerando níveis de informações diferenciadas de acordo com interesse / cargo do operador atendentes não podem acessar estatísticas de multas, por exemplo; c)Controle de acessos realizados de operadores e banco de dados protegido por senhas - assegurando integridade e confidenciabilidade da informação; d)O sistema pode ser moldado para acessar outro tipo de banco de dados, de acordo com o interesse e ambiente atual da empresa;
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