CDS / ISIS

Pesquisar no Site:

CDS/ISIS (Computerized Documentation System -  Integrated Set  of  System) é  um  sistema  genérico  de  armazenamento   e recuperação   de informação.  Comandado por Menus e Planilhas, o CDS/ISIS tem  especialidade em gerenciamento de bases de dados não-numéricas, isto é, bases de dados cujo conteúdo principal é texto.

   Desenvolvido pela UNESCO, o sistema está disponível para ambiente DOS, WINDOWS, UNIX, sistemas de  redes locais  (LAN) e computadores de grande porte, tal como o  sistema VAX.

   O  projeto genérico do sistema permite ao CDS/ISIS manipular um número ilimitado de bases de dados, as quais  podem conter elementos de dados  completamente diferentes. Assim, pode-se estruturar diferentes aplicações, para atender suas necessidades de recuperação de informação.

     O conceito de bases de dados, para o CDS/ISIS, referencia um conjunto de arquivos nos quais se mantém dados, informações estruturadas e referências à localização dos mesmos. Todos estes arquivos são definidos/gerenciados no sistema e, normalmente, desconhecidos pelo Usuário.

     Outra implementação do CDS/ISIS é que o usuário pode definir quantas  planilhas e/ou formatos forem necessários. Isto requer conhecimentos técnicos da linguagem de formatação e do editor  de planilhas que são ferramentas específicas do Sistema.

     Técnicas  específicas do sistema (Programação  Avançada  em linguagem  Pascal  do  CDS/ISIS, utilitários de interface do sistema) permitem: adequar os módulos de operação de acordo com as necessidades do usuário; trabalhar a interface do sistema a fim de auxiliar a entrada de dados, recuperação de informações, impressão de relatórios, etc.; melhorar o desempenho de funções do sistema; analisar/consistência de dados; adicionar/remover aplicações e funções do sistema; criar/alterar mensagens e menus nos diversos idiomas fornecidos; etc.

Os módulos do sistema permitem, principalmente:

  • - Entrada/manutenção de dados;
  • - Recuperação de Informações das formas necessárias ao usuário;
  • - Geração de relatórios das mais diversas formas, mesclando com a recuperação de informações ou não;
  • - Intercâmbio de dados (importação/exportação) com/de outros Centros de documentação;
  • - Operação de busca  momentânea para diversos usuários (quando o sistema estiver instalado em rede).

   O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é o órgão brasileiro responsável pela distribuição do CDS\ISIS no País.

     O CDS\ISIS, por se tratar de "software" utilizado em vários países, pode garantir não só a eficiência e a amplitude do sistema mas sobretudo viabilizar um real intercâmbio de dados em que as unidades de informação possam atuar de forma independente nos atendimentos a seus Usuários.

     A InfoISIS vem se desenvolvendo na aplicação de MicroISIS para controle / recuperação de informações em seus projetos há mais de 08 anos e se tornou pioneira no uso de MicroISIS para acervos bibliográficos, técnicos e administrativos. Elaboramos ainda, vários programas / soluções dentro de CDS\ISIS, o que nos tem proporcionado adventos e grande poder de conhecimento / divulgação do software  junto à clientes e instituições brasileiras.

O que é MicroISIS ?

MicroISIS é a denominação comumente utilizada para designar o conjunto de soluções da família ISIS - no conceito que uso, CDS/ISIS, MicroISIS, ISIS sempre me refiro ao mesmo conjunto. Na verdade, o nome MicroISIS vem da primeira versão do ISIS para Microcomputadores, em 1985.

O manual, por exemplo, usa o nome Mini-Micro CDS/ISIS, indicando o que é comum em todas as versões.

Trata-se de um software, desenvolvido e mantido pela UNESCO para o tratamento genérico de informações. Criado sob a tipologia da norma ISO 2709, dentro do OIT - Organização Internacional do Trabalho, foi logo bem sucedido e aceito pela Unesco, que o mantém até hoje. É comum se referir à CDS/ISIS como qualquer das soluções ISIS. Hoje, existe versões para VAX, Unix, DOS, Windows e soluções mistas, criadas por exemplo pela Bireme: ISISDLL (permite desenvolver soluções particulares), CISIS (rotinas e programas em C) que permitem o desenvolvimento de soluções usando as bases de dados CDS/ISIS em diversas plataformas.

Aqui, nossas saudades de Del Bigio, o principal propagador e da aplicação desta tecnologia em todo o mundo.

Versões do CDS/ISIS

    MicroISIS for DOS: Atual versão 3.08 (1998);
    MicroISIS for Windows: Atual versão 1.0x - beta Jan/99; Mai/1999 (Bireme); Em expansão, pode ser utilizada em conjunto com a versão DOS;
    ISIS for UNIX: Versão compatível com a 1.03 da versão DOS;
    MiniISIS: Versão do ISIS para Mini-Computadores.
    CISIS: Propriedade da Bireme, conjunto de aplicativos e funções/objetos em linguagem C, que permitem a criação de soluções ISIS pessoais / diversificadas;
    WWWisis: Aplicativo da Bireme (versão 3.0x, Jan/99) para criação de soluções ISIS para Internet;

e outras soluções nacionais e internacionais...

Como, quando (e porquê) utilizar CDS/ISIS ?

Nosso principal questionamento aqui, é a informação.
Com o MicroISIS você só não encontra a informação em uma hipótese: se ela não existir.

Isto mesmo ! O "ponto forte" do CDS/ISIS é a recuperação de dados. Você consulta por palavras, por termos prefixados, sufixados, por campos e o que é melhor: abrange uma consulta booleana de forma rápida e direta.

Assim, se o seu negócio e armazenar grande ou pequenos volumes de informação e recuperar isto o mais rápido possível, em rede, dentro do arquivo ou mesmo via Internet, sem dúvida MicroISIS aplica-se ao seu caso.

[Inicial] [A InfoISIS] [Novidades] [Produtos] [Serviços] [Atendimento] [Atualização] [Conteúdo]

Comentários ou perguntas envie mensagens a infoisis@infoisis.com.br.

Copyright © 2004 InfoISIS Ltda. Todos os direitos reservados.